sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Sobre o Hanukah!

Shalom Gente!
voltei desculpem a demora. Gente é que graças a Deus comecei a trabalhar e a vida ta corrida, mas vamos lá!
Essa semana que passou foi a celebração do Hanukah, chanucah  também conhecido como Festa das Luzes.
Você já ouviu sobre a revolta dos macabeus? É um período histórico judaico entre o Velho e o Novo Testamento, pois é, o Hanukkah tem origem lá.

Segundo as pesquisas que eu fiz é uma festa comemorada há mais de 2000 anos por judeus de todo o mundo, comemora se o triunfo dos macabeus contra o exercito grego, isso ocorreu em 167 a.C quando o rei sírio Antióquio epifano declarou ilegais as praticas religiosas judaicas, forçou os judeus a adorar seus deuses gregos, profanou o templo sagrado de Jerusalém, chegando a forçar os judeus a fazer sacrifícios de animais que para eles  eram abomináveis, mas o sacerdote Matatias se recusou a obedecer essas ordens, começando então a chamada revolta dos macabeus.

Comemora-se também o milagre do azeite no templo de Jerusalém que só tinha óleo para uma noite e durou por 8 noites.

Agora o que eu vi bem aqui na minha cidade, Dimona e em Beersheva que estive lá e acredito que em todo Israel e, principalmente em Jerusalém, a cidade foi decorada com a Menorah que e um dos símbolos mais importante da tradição judaica é o nosso candelabro todos fazem uma mesa enfeitada, a família fica ao redor da mesa e canta-se uma canção em uma especie de harpa como a nossa, mas é bem grande como um livro e a canção do Hanukkah eu só entendia a parte do Toda Adonai , que quer dizer obrigado Senhor! E acende-se uma vela a cada dia.Há também um pão tipo nosso sonho ( mas tem muito óleo. Será que é pra comer lembrando do azeite?kkkk, mas é muito gostoso!!)E pode ir além, eles cantam e dançam.
O Hanukkah é comemorado no mês de Kislev pelos judeus e nós os cristãos comemoramos no natal o nascimento de Yeshua\Jesus a Luz que veio a mundo.

Ai eu fico pensando, onde já se viu forçar um povo e deixar seus costumes, seu Deus, ser judeu é mais que uma religião, é um povo, uma nação, uma promessa e em todas as festas judaicas sempre tem uma história forte , sempre alguém tentando destruir, exterminar esse povo, mas o Deus de Israel é todo poderoso e fiel em suas promessas para guardar e proteger essa nação.


Então é isso gente! Espero ter contribuído, nem que seja um pouquinho com vocês. Oremos para que a Luz de Yeshua brilhe no coração do seu povo e que eles o reconheçam como o seu Rei, o seu Messias o guarda de Israel.
Happy Hanukkah, Feliz Natal !Yeshua abençoe vocês!