sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Sobre o Hanukah!

Shalom Gente!
voltei desculpem a demora. Gente é que graças a Deus comecei a trabalhar e a vida ta corrida, mas vamos lá!
Essa semana que passou foi a celebração do Hanukah, chanucah  também conhecido como Festa das Luzes.
Você já ouviu sobre a revolta dos macabeus? É um período histórico judaico entre o Velho e o Novo Testamento, pois é, o Hanukkah tem origem lá.

Segundo as pesquisas que eu fiz é uma festa comemorada há mais de 2000 anos por judeus de todo o mundo, comemora se o triunfo dos macabeus contra o exercito grego, isso ocorreu em 167 a.C quando o rei sírio Antióquio epifano declarou ilegais as praticas religiosas judaicas, forçou os judeus a adorar seus deuses gregos, profanou o templo sagrado de Jerusalém, chegando a forçar os judeus a fazer sacrifícios de animais que para eles  eram abomináveis, mas o sacerdote Matatias se recusou a obedecer essas ordens, começando então a chamada revolta dos macabeus.

Comemora-se também o milagre do azeite no templo de Jerusalém que só tinha óleo para uma noite e durou por 8 noites.

Agora o que eu vi bem aqui na minha cidade, Dimona e em Beersheva que estive lá e acredito que em todo Israel e, principalmente em Jerusalém, a cidade foi decorada com a Menorah que e um dos símbolos mais importante da tradição judaica é o nosso candelabro todos fazem uma mesa enfeitada, a família fica ao redor da mesa e canta-se uma canção em uma especie de harpa como a nossa, mas é bem grande como um livro e a canção do Hanukkah eu só entendia a parte do Toda Adonai , que quer dizer obrigado Senhor! E acende-se uma vela a cada dia.Há também um pão tipo nosso sonho ( mas tem muito óleo. Será que é pra comer lembrando do azeite?kkkk, mas é muito gostoso!!)E pode ir além, eles cantam e dançam.
O Hanukkah é comemorado no mês de Kislev pelos judeus e nós os cristãos comemoramos no natal o nascimento de Yeshua\Jesus a Luz que veio a mundo.

Ai eu fico pensando, onde já se viu forçar um povo e deixar seus costumes, seu Deus, ser judeu é mais que uma religião, é um povo, uma nação, uma promessa e em todas as festas judaicas sempre tem uma história forte , sempre alguém tentando destruir, exterminar esse povo, mas o Deus de Israel é todo poderoso e fiel em suas promessas para guardar e proteger essa nação.


Então é isso gente! Espero ter contribuído, nem que seja um pouquinho com vocês. Oremos para que a Luz de Yeshua brilhe no coração do seu povo e que eles o reconheçam como o seu Rei, o seu Messias o guarda de Israel.
Happy Hanukkah, Feliz Natal !Yeshua abençoe vocês!


















segunda-feira, 5 de outubro de 2015

SUCOT!

Shalom!/Olá!
E assim terminou a Festa dos Tabernáculos.
Muita dança,cânticos,celebração,alegria.
Foi LINDOOO!!!
Que Deus  abençoe o povo judeu, que Deus abençoe toda a nação de Israel.
Yeshua  abençoe a todos vocês,LEHITRAOT!








segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Festa dos Tabernáculos!

Shalom!/Olá!
 Todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano, para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrar a Festa dos Tabernáculos. (Zacarias 14.16-21).
Adorar o Rei, o Rei Yeshua, Jesus!

Apos o Rosh Hashanah que é o ano novo judaico que geralmente cai no final de setembro para o começo de outubro, segue o Yom kippur e a festa dos tabernáculos (Sucôt ou Cabanas). É uma festa que os judeus relembram o tempo que moraram em tendas, e também o cuidado de Deus para com eles depois da saída do Egito.Da pra imaginar?

Depois que eu vim morar aqui e vendo de perto como e o povo judeu, o povo escolhido de Deus, tenho me virado pra entender as tradições,(aprender Ivrit,Hebraico e tudo!). Prestar mais atenção na Torah e etc. E sempre que tem um feriado,já procuro saber qual o motivo.Espero um dia entender melhor.

Não, não,não estou virando judia, mas a nossa salvação Yeshua Hamashia,Jesus Cristo vem dos Judeus. Israel e Igreja estão interligados para sempre.

 Tirei umas fotos da Sucar, que são cabanas improvisadas,onde são feitas as refeicões,como os antepassados no deserto. Em cada residência de um judeu tem uma construída.No ano passado como tudo era novo para mim eu pensava que era apenas uma  casinha,kkkkkkkk,Senhor perdoa!

Tenho certeza que ainda há muito a ser falado da Festa dos  tabernáculos,mas quero ser breve.Um super Beijo gente,Hag sucot sameach!
Yeshua abençoe a todos!










           






quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Yom Kippur!

Shalom!Olá!
Ontem ao pôr-do-sol ou crepúsculo, se assim você preferir, começou o Yom kippur.
Yom kippur, é um feriado judaico e uma das datas mais importantes do judaísmo, significa o dia do perdão, o dia da expiação,é um dia de orações, jejuns e arrependimento como escrito no livro de Levítico 23:27,28.

Aqui em Israel as pessoas não trabalham, não andam de carro, sendo assim, possível a caminhada da primeira noite do Yom kippur. As pessoas vão a rua usando roupa brancas e outras usam a sua melhor roupa como indo a uma festa, as crianças brincam na rua andam de bicicleta, é uma visão linda, mas infelizmente não é possível tirar uma foto pois não há ninguém com celulares, câmeras fotográficas nem filmadoras, sendo assim eu respeito.

Esse ano eu pude assimilar melhor o "Kippur"porque o ano anterior quando eu cheguei aqui eu ficava me perguntando, por quê estamos caminhando na rua? Como assim não tem carros? É possível uma cidade parar desse jeito? Aliás todo um país? meu esposo e eu não somos judeus mas é impossível morar em Israel e não se envolver de uma certa forma com os costumes judaicos. Então meu povo tchau,Lehitraot,Bye Bye !

E Como dizem por aqui gmar Katima tova!
Yeshua abençoe a todos!








quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Mesiba,Festa,party,la fiesta!

Shalom,
festa?!lá foi meu esposo perguntar a alguém sobre do que se tratava o que se comemorava,a resposta que tivemos foi que era "uma festa de verão para as crianças"então tive que me conformar com essa resposta...
O fato é que a tal festa de verão...foi animada!teve brincadeiras,parquinho,um cantinho de arte no papel no corpo,e etc,com certeza os pequenos se divertiram muito.
À noite foi a vez dos pais,ai você deve esta pensando que as crianças foram dormir né?que nada estava todo mundo lá,aqui não tem aquela cultura da babá...em Israel as famílias se divertem juntas,legal né?!

A animação foi por conta do cantor"Mosh Ben Ari"e a banda Sheva gente que banda e cantando em hebraico então um sonho.Agora sou fã da banda hihi!!e quem tocava bateria era uma mulher e ela fez,tocou bonito se garantiu!,eu AMEI,(e olha que nem gosto de bateria em!),Mas o clima lá era muito bom e animado,agora chega de papo e vamos conferir!lembrando que isso foi ontem pessoal.
Comenta ai,um super beijo!
Yeshua abençoe a todos.































Gostaramm?!